FEME 2024

Mais de 400 mulheres participam do Fórum Estadual das Mulheres Empreendedoras, em Patrocínio
O 6º Fórum Estadual das Mulheres Empreendedoras é um movimento itinerante pensado para gerar conexões, fomentar o empreendedorismo e proporcionar experiências para mulheres dentro e fora do sistema associativista.

Desde 2017, a cada ano uma cidade é escolhida para sediar o Fórum. No dia 26 de julho, a CME de Patrocínio reuniu 400 mulheres. A Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros foi representada por uma comitiva de 30 mulheres da CME e diretoras da entidade, com o apoio do Sebrae. Na bagagem, a Câmara da Mulher Empreendedora trouxe o mapa simbólico do evento, com a missão de realizar o 7º FEME em Montes Claros.


O FEME tem como objetivo ser referência estadual no desenvolvimento e na representação da mulher empresária do Sistema Federaminas. Sua missão é desenvolver o empoderamento de lideranças femininas por meio do associativismo.
Dra Gislayne Lopes Pinheiro, presidente da ACI, fez parte do Painel sobre liderança feminina associativista, com a Presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais do Norte do Paraná – CACINP Mulher, Marisol de Oliveira Chiesa e a Presidente da Associação Comercial e Industrial de Contagem, Sandrelli Rois. “Mostramos que a entidade está em movimento, buscando se aperfeiçoar para melhor atender às demandas dos associados. A ACI se mantém pela credibilidade de 75 anos de trabalho, mas, sobretudo, pela dedicação de seus diretores e colaboradores, sempre atentos aos desafios do associativismo”.

Silvânia da Hora contou sua história, como case de sucesso. Ela possui um Brechó que nasceu a partir das conexões com a CME. “O associativismo tem força e me ajudou a voar mais alto. Hoje sei do meu poder como empreendedora e do apoio que sempre terei neste ambiente tão rico de sonhos e realizações”. Para a Psicóloga, Mayara Melo, o FEME foi um marco na sua vida. “A troca de experiências durante a missão, e o evento maravilhoso que vivemos se resumem pra mim em uma única palavra: transformador!”.


O presidente da Federaminas e diretor financeiro da CACB, Valmir Rodrigues, explica que o papel da entidade e de iniciativas como essa é estimular o empreendedorismo e criar caminhos. “Acreditamos que apesar de termos no país um ambiente hostil para o desenvolvimento dos negócios, que não estimula o empreendedorismo, todos que participaram do evento saíram de lá com mais vontade de empreender, com mais vontade de gerar emprego”, disse.


Representante da Federaminas Mulher no Norte de Minas, Ariane Galdino afirma que “os encontros são importantes para capacitar, gerar networking e para valorizar todas as Câmaras das mulheres mineiras, além de prestigiar cidades que sejam sedes de conselhos. Um momento de muita conexão e de pertencimento de associados, presidentes e diretoras. É esse engajamento e troca de experiências que faz com que mulheres voluntárias continuem colaborando para o desenvolvimento do empreendedorismo feminino nas mais diversas regiões do nosso estado”.

Circuito itinerante em Montes Claros

O Feme tem como objetivo ser referência estadual no desenvolvimento e na representação da mulher empresária do Sistema Federaminas. Sua missão é desenvolver o empoderamento de lideranças femininas por meio do associativismo. Bel Mendes, empresária que está à frente da Federaminas Mulher e do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) no estado, resume o conceito do associativismo: “Com ele nós não nos sentimos sozinhos”.

Ao final do evento, informou a todos sobre o local do 7º FEME: Montes Claros. Sob aplausos, Jacyara Ferreira, presidente da CME, subiu ao palco com a presidente da ACI e a comitiva de Montes Claros e Salinas.

Elas destacaram a importância do Fórum para o movimento das mulheres empresárias acontecer no Norte de Minas. “Estaremos de braços abertos para receber a todas, exaltando nossa cultura, nossa força e nossas potencialidades. Contamos com o apoio de todos para fazer um evento memorável”. Além de Patrocínio, o FEME já passou pelos municípios mineiros de Varginha, Coronel Fabriciano, Ouro Preto, Pouso Alegre e Sete Lagoas.