O associativismo nada mais é do que um modelo de colaboração entre empresas que têm interesses em comum. Os benefícios desta união são diversos: vantagens econômicas, conquistas relacionadas à representatividade e defesa mútua de interesses são apenas alguns deles.
O associativismo promove um ganho social amplo e irrestrito. A união de esforços, em busca de objetivos comuns, propicia mais chances de alcançar metas e objetivos traçados em conjunto, executados com método e planejamento, em um ambiente que favorece o crescimento e aprimoramento de todos os envolvidos. Quando se está reunido em torno de interesses semelhantes, visando o bem comum, é mais fácil ter resultados mais rapidamente.
As principais características de uma atividade associativista são:
- Reunir esforços para desenvolver atividades de interesse comum;
- Fortalecer os laços de solidariedade do grupo
- Defender os interesses de todos os associados
- Melhorar a qualidade de vida dos associados
- Promover o desenvolvimento da cidade, região ou comunidade onde a associação está.
As associações geralmente não tem fins lucrativos e abrigam em sua organização, o trabalho voluntário de pessoas com representatividade no meio onde essa associação está. O foco é sempre no desenvolvimento comum, ajuda mútua e fortalecimento de uma determinada categoria com interesses comuns nos aspectos econômicos, sociais, técnicos ou políticos.
Quanto mais associados um grupo tem, maior a sua força em prol do desenvolvimento comum. E quando o grupo se desenvolve, os indivíduos que participam desse grupo, se desenvolvem também. Participação, solidariedade, união, cooperação, objetivos comuns fazem de uma associação um agente transformador, difundindo conhecimento e benefícios para todos.
Você conhece alguma associação, faz parte de uma?
A Câmara da Mulher Empreendedora de Montes Claros é uma entidade associativista, venha nos conhecer e fazer parte da nossa força.